Irmãs de Nossa Senhora participam de Seminário teórico e prático sobre Mídias Sociais

Aliado ao objetivo de utilizar as Mídias Digitais na promoção vocacional e na evangelização, eleito como estratégico, no Planejamento da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora – Província da Santa Cruz -, religiosas participaram, nesta terça-feira (10), de seminário teórico e prático sobre Comunicação, Mídias Sociais e Religiosidade. Realizado na terça-feira (10), na Casa Santa Cruz, para coordenadoras de comunidades religiosas Notre Dame e as irmãs e colaboradores que integram o projeto de dinamização Vocacional, ele teve como objetivo a inclusão digital destes públicos e habilitá-los para que sejam divulgadores do carisma e da missão Congregação também nas mídias digitais.

Seminário sobre Mídias Digitais (1)Para isso, o seminário foi orientado por dois assessores. Moisés Sbardelotto, doutorando em ciências da comunicação, primeiramente, abordou, de forma didática, a evolução dos processos comunicacionais e a constituição de redes sociais, os conceitos que circundam a conexão e o relacionamento através do uso de mídias sociais, além de apresentar plataformas e ensiná-los a interagir com elas.

Seminário sobre Mídias Digitais (2)Já, durante a tarde, o consultor para Mídias Sociais e Internet, Anthony Johann, apresentou às religiosas e colaboradores o processo de desenvolvimento da estratégia de comunicação para web usada pelo Vocacional ND. De acordo com ele, a partir de uma pesquisa que objetivou localizar os jovens católicos usuários das mídias sociais e de analisar sua forma de interagir com o conteúdo religioso e de produzi-lo, concluiu-se que a cultura midiática online motivou um novo modo de ser religioso e, por isso, demando uma nova forma de se comunicar com o jovem religioso.  Nela, a mensagem precisa ser adaptada ao tempo e aos símbolos dos jovens, de forma que, através das mídias nas quais eles estão presentes, exista identificação do receptor com ela. De acordo com ele, apesar desta estratégia estar sendo implementada gradativamente e há poucos meses, resultados já são notados na receptividade dos públicos ao conteúdo produzido pelo Vocacional Notre Dame.

Esta entrada foi publicada em Destaque, Irmãs de Nossa Senhora, Notícias. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.