Encontro de Formação Continuada reflete sobre o Ano Mariano e abre as comemorações dos 95 anos da chegada das Irmãs de Notre Dame ao Brasil

Em razão das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul – próximo à Guaratinguetá (SP) -, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu o Ano Nacional Mariano.Notre-Dame (8)

A celebração, que iniciou em 2016 e se estende até outubro, é um convite para que os fiéis celebrem, recordem e agradeçam as bênçãos alcançadas por intermédio da Santa, que foi designada como Padroeira do Brasil. Além disso, é um convite para que reflitam sobre o papel da mãe de Jesus, compreendendo o significado do seu “sim” a Deus e do seu exemplo de vida.

Foi com o intuito de disponibilizar aos seus colaboradores um momento dedicado a pensar sobre esses temas que a Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora promoveu Encontro de Formação Continuada. Realizado na terça (13) e na quarta-feira (14), o evento reuniu, em ocasiões diferentes, os funcionários, os gestores e as religiosas que atuam na mantenedora da Rede de Educação, de Hospitais e Entidades Sociais Notre Dame. Notre-Dame (10)

Em ambos os momentos, contudo, os participantes foram instigados pela Vice-superiora Provincial, Ir. Alcídia Guareschi, a compreender algumas das mensagens de Maria. “Quando, na ocasião das Bodas de Canãa, Maria disse aos discípulos ‘Façam tudo o que Ele lhes disser’, ela deixou uma mensagem também a nós: a de que tenhamos fé na palavra de Jesus e sigamos os caminhos de amor, de solidariedade e de justiça que foram abertos por Ele”, destacou.

Foi seguindo esse ensinamento e com o intuito de Notre-Dame (25)disseminar as lições da mãe de Cristo que, em 1804, Santa Júlia Billiart deu início à Congregação de Notre Dame (em francês, Nossa Senhora). A obra evangelizadora iniciada na Bélgica ultrapassou os limites geográficos, administrativos, metodológicos e conceituais do seu tempo e, atualmente, está presente em cinco continentes.

As primeiras Irmãs de Notre Dame que chegaram ao Brasil instalaram-se em Passo Fundo, em 07 de junho de 1923. Por isso, o Encontro também marcou o início das comemorações alusivas aos 95 anos de presença em terras brasileiras. Como convite para que os colaboradores se integrem às atividades relativas ao jubileu – que será celebrado em 2018 – e vivenciem, cada vez mais, o Carisma e a Missão Notre Dame, eles foram presenteados com camisetas e terços.