Com participação Notre Dame, Arquidiocese prepara JMJ 2013

Reunião realizada na Catedral da Arquidiocese reuniu cerca de 25 jovens

A criação do Setor Arquidiocesano de Juventude em Passo Fundo tem se mostrado um importante passo para a evangelização jovem nos 54 municípios que integram a Arquidiocese. No último domingo (18) o setor tornou-se efetivamente um espaço de atuação de lideranças jovens.

Na primeira reunião, realizada há cerca de 10 dias, discutia-se apenas com casais, Irmãos e Padres coordenadores dos movimentos, ainda sem a participação dos jovens. Neste fim de semana, a participação da juventude passou a desenhar verdadeiramente a face definitiva deste espaço, feito por jovens, com jovens e para os jovens.

Com a real organização do Setor Juventude, a Arquidiocese passa também a preparar de forma mais vigorosa a Jornada Mundial da Juventude, que tem como objetivo Proporcionar um caminho de animação, mobilização e evangelização das juventudes, para que tenham vida. A JMJ acontecerá pela primeira vez, em duas décadas de história, no Brasil, Rio de Janeiro, em julho de 2013.

Diversas etapas de preparação da JMJ já estão em desenvolvimento na nossa arquidiocese, levando em conta os objetivos específicos do encontro: Propor a mística do Jesus da alteridade e gratuidade, Favorecer o intercâmbio religioso e cultural entre jovens e comunidade, Vivenciar experiências de solidariedade – projetos alternativos e Promover um processo de formação e organização das juventudes.

Uma das principais formas de viver a JMJ nas dioceses é através da passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Maria, presentes entregues por João Paulo II à toda a juventude do mundo. Em Passo Fundo, estes símbolos chegarão no dia 18 de novembro e partirão no dia 20, período em que ocorrerá o BOTE FÉ diocesano, que deve reunir milhares de jovens da Arquidiocese.

Participaram do encontro do último domingo cerca de 25 jovens que compõe o setor de juventude, representantes das Pastorais Estudantis Notre Dame, Marista, Salvatorianas e Instituto Menino Deus, do CLJ – Curso de Liderança Juvenil, Pastoral da Juventude, Onda e Cursilho Jovem.

Esta entrada foi publicada em Destaque, Notícias, Notícias, Pastorais. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe um comentário